Terça-feira, 19 de Fevereiro de 2019

Buscar  
Mundo

Publicada em 12/01/19 às 09:12h - 12 visualizações
Aplicativo da Bíblia ajuda refugiados em Uganda
Pastor fugitivo de guerra civil estabeleceu igreja com ajuda da tecnologia

Rádio Gospel Da Covilhã


 (Foto: Rádio Gospel Da Covilhã)

O pastor Alex Sokiri e sua esposa Harriet fugiram da guerra civil no Sudão do Sul e foram para Uganda. Graças a um aplicativo da Bíblia que o pastor tinha em seu celular, o casal estabeleceu uma nova igreja entre os ugandeses.

A cidade de Kajo Keji, onde eles viviam, foi invadida em julho de 2016 por um grupo armado. O casal fugiu apressado deixando tudo para trás. Viajando mais de 30 quilômetros a pé, chegaram ao Acampamento de Refugiados de Morobi, no norte de Uganda.

De acordo com o Christian Today, depois de se entrosar com a comunidade, lutaram para se adaptar à vida no acampamento. “Quando chegamos tudo era muito difícil. Alguns nos procuravam prestes a cometer suicídio. Sendo líderes, reunimos todos para dizer-lhes como reagir”, lembra Harriet.

“As taxas de suicídio eram altas e havia pessoas com sérios problemas mentais por tudo o que viveram, completamente traumatizadas e sem estímulo algum”, explicou Sokiri.

No início, a igreja “acontecia” debaixo de árvores e as toras de madeira serviam de bancos. “Era tudo muito simples, improvisamos tudo para momentos de adoração a Deus”, contou. Outros pastores foram chegando e pequenas igrejas sendo estabelecidas da mesma forma.

A esperança voltou através da Palavra

Quando Sokiri e Harriet fugiram do Sudão do Sul, deixaram lá uma vasta biblioteca teológica. A única herança daquele tempo foi o aplicativo eVitabu que foi desenvolvido por pastores africanos e o tablet (carregado por energia solar) que conseguiram levar durante a viagem.

Graças ao aplicativo, eles começaram a ensinar os ugandeses do acampamento de refugiados sobre a Bíblia, além de inspirar os demais pastores envolvidos na evangelização. “Encontrei diretrizes para os sermões e muitas ideias surgiram a partir desse recurso. Aprendemos a ‘plantar’ igrejas e estamos mudando nossas vidas e das pessoas desse lugar”, testemunhou.

Harriet, por sua vez, encontrou inspiração para vários projetos entre os jovens. “Formei dois times de jovens que estavam traumatizados. Por não haver atividades nesses campos, eles estavam se envolvendo com crimes. O esporte tem ajudado muito”, destacou.

Atualmente, cerca de 100 jovens participam das programações com os times de futebol masculino e feminino. As mulheres também estão envolvidas com as ideias do aplicativo e já criaram um pequeno jardim comercial.

Sobre o aplicativo

Geoff Holder, que gerencia o programa Evitabu conheceu pessoalmente Sokiri e Harriet. “Quase 100 pastores da África Oriental foram alcançados através do aplicativo. Nosso foco é alcançar comunidades remotas e garantir que os líderes tenham acesso a materiais de treinamento de qualidade”, revelou.

“É emocionante poder oferecer uma plataforma única como essa para dar voz à igreja na África. Os líderes africanos podem usar o eVitabu também para compartilhar suas experiências e seus próprios materiais, assim todos são beneficiados”, continuou.

Estima-se que mais de 3 milhões de igrejas em desenvolvimento, no mundo, são lideradas por pessoas com pouca ou nenhuma qualificação para essa responsabilidade. Na África, cerca de 90% dos pastores nunca receberam nem mesmo um dia de treinamento.

O aplicativo eVitabu inclui estudos sobre crescimento pessoal, espiritual e pastoral, além de Bíblias em áudio nos idiomas locais, cursos de teologia de instituições de renome internacional, palestras em vídeos, ferramentas de desenvolvimento comunitário e guias sobre saúde da família, liderança, defesa de direitos, construção da paz e agricultura sustentável


Fonte: Gospel Prime




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário

No Ar
Musica Gospel Internacional com Musica Juvenil e O Som Do Livro



+351 967 810 951

Peça sua Música


Nenhuma pedido cadastrado


Pedido de Oração
Box De Donativos

 Se Desejar Abençoar Este Ministério Com o seu contributo clique na nossa box de Donativos

                                                                      

                        5
Estatísticas
Visitas: 29158 Usuários Online: 25


Enquete
Deseja Ajudar a Rádio Gospel Da Covilhã?

 sim orando
 sim contribuindo mensalmente
 sim contribuindo uma vez
 não desejo contribuir

Nossos Blogs
Previsão do Tempo
Noticias Atualisadas


Parceiros

Copyright (c) 2019 - Rádio Gospel Da Covilhã - Todos os direitos reservados